Página do Voluntariado H.O.S.O Edição n.º 4 – Junho 2011

28-04-2012 19:16

  

No dia 12 Maio comemora-se mundialmente o “ Dia do Enfermeiro”, em referência a Florence Nightingele, um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu a 12 de Maio de 1820.
A profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes.
Em seus primórdios a profissão tinha uma relação estreita com a maternidade e era exclusivamente feita por mulheres. A enfermagem moderna, com as suas bases de rigor técnico e cientifico começou a desenvolver-se no século XIX, através de Florence Nightingele , que estruturou o modelo de assistência após ter trabalhado no cuidado aos soldados durante a guerra da Crimeia.
 
Esta estruturação caracterizou-se pela efectuação de registos clínicos, dando origem à implementação do, ainda actual, e mundialmente adaptado, processo clínico do doente.
Portanto, a enfermagem é um trabalho de perfeita ordem com os responsáveis ao serviço da saúde, implementando, desenvolvendo, coordenando serviços e destaca-se pelo superior brilhantismo com que  projectam novas configurações da politica da saúde bem como nas politicas da promoção da saúde.
Destacam-se neste campo, a implementação de programas de vacinação que nasceram da enfermagem comunitária do Arquipélago dos Açores, feita por enfermeiros açorianos e que rapidamente se estenderam a Portugal Continental. A titulo de curiosidade: “ Nos dias de hoje, o enfermeiro licenciado em Portugal é visto como tendo uma das melhores  formação na área da enfermagem a nível mundial”
E que mais podemos dizer em tão curto espaço? Nada que possa abranger a magnitude desta tão digna profissão.
 
Assim quis a Liga dos Amigos do H.O.S.O., neste dia, homenagear, de uma forma modesta mas sentida todos os enfermeiros deste hospital com a oferta de uma simples flor amarela e um marcador com umas significativas estrofes de uma obra de Sebastião da Gama dedicada ao enfermeiro.
Aqui fica o nosso agradecimento pelo vosso trabalho e pela esperança de que um dia, se necessário, podermos ter a indubitável certeza que convosco podemos contar.
 

                  

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode